O Equilíbrio

Compartilhar informação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O equilíbrio corporal é um fenômeno complexo, que envolve diversos órgãos e sistemas. Por definição, podemos dizer que o equilíbrio é  a habilidade em manter o centro de massa corporal sobre sua base de suporte.

Um equilíbrio adequado permite que possamos ver claramente enquanto nos movimentamos, identificar nossa orientação em relação à gravidade e ainda fazer ajustes para manter a postura e a estabilidade nas mais diversas atividades.

Estar em equilíbrio significa dizer que os sistemas que mantêm a postura e o movimento estão em harmonia. Esses sistemas são três: o visual, o vestibular e o somatossensorial. Os olhos informam sobre a posição do corpo no espaço, o labirinto informa sobre os deslocamentos de cabeça e de corpo, e o sistema somatossensorial (pele, músculos, tendões, articulações) informa sobre quais partes do corpo estão em contato com o solo e quais movimentos estamos realizando.

Esses três sistemas enviam informações sensoriais para o sistema nervoso central e cerebelo, que as integra, interpreta e gera respostas para controlar os ajustes posturais e a estabilidade do olhar enquanto nos movimentamos.

As informações recebidas pelo sistema nervoso central devem ser coerentes. A chegada de informações conflitantes resulta em tonturas e/ou desequilíbrio.

Ana Claudia Candelot

Fonoaudióloga / Especialista em Audióloga

Experiência há 10 anos em Reabilitação Vestibular

Tel.: 96765-6715

www.oficinadoequilibrio.com.br

Receba nossas dicas

Outras dicas

Óculos

A armação dos óculos, hoje em dia, ocupa o lugar de um acessório e deve ser escolhida com cuidado, levando em consideração o formato do

Tipo Físico

Valorize o que mais lhe atrai em seu corpo e minimize o que mais te incomoda. Dá para lançar mão de acessórios, vestimentas, estampas e

Rolar para cima